Como escolher entre a ração e a alimentação natural para cães?

Um dos assuntos que gera muita polêmica no mundo pet é a alimentação natural para cães. É crescente o número de pessoas que têm procurado consumir produtos mais naturais e menos industrializados, mas é preciso ter bastante cuidado e se informar antes de alterar completamente o alimento do seu peludo.

O que é, então, a alimentação natural para cães? O que você deve levar em consideração ao escolher entre essa dieta ou a ração? Continue a leitura do nosso artigo e descubra!

O que é a alimentação natural para cães?

A alimentação natural consiste em oferecer alimentos frescos e de qualidade elevada que supram as necessidades nutricionais dos animais, de modo que eles tenham uma vida saudável. A dieta ser elaborada por um veterinário nutricionista e não deve conter químicos.

Os ingredientes podem ser crus ou cozidos, com ou sem ossos. Porém, as carnes cruas devem ser congeladas antes de irem para o prato do cachorro e os ossos devem ser oferecidos somente com supervisão, pois podem gerar acidentes.

A preparação da dieta natural dos cachorros deve ser somente para eles, ou seja, eles não podem comer parte do que você está comendo. Não deve ser colocado sal nem nenhum outro condimento no preparo do alimento.

Como escolher entre ração e alimentação natural?

Assim como nós, os cães têm o hábito alimentar onívoro, isto é, eles podem comer uma grande variedade de carnes, legumes e frutas. Entretanto, eles têm necessidades nutricionais diferentes das dos seres humanos, além de não poderem comer uma série de alimentos que, para nós, são bastante corriqueiros.

Confira, a seguir, alguns motivos pelos quais a ração é mais vantajosa:

O alimento é próprio para cães

É preciso ter muito cuidado na hora de dar uma alimentação natural para cães, pois a lista de comidas que devem ser mantidas longe deles é grande. Se a base de todos os seus pratos é cebola e alho, por exemplo, e você pensa que isso não fará mal ao seu amigo, está muito enganado. Existem alimentos que são tóxicos e potencialmente fatais para cães.

Com as rações, você elimina esse risco, visto que elas são desenvolvidas especialmente para eles.

A dosagem de nutrientes é adequada

As rações são desenvolvidas para o organismo deles e têm a dosagem correta de proteínas, minerais, vitaminas e fibras para cada fase do desenvolvimento do pet, desde filhotes até adultos. Além da idade, as rações também são produzidas de acordo com o porte e a raça do cachorro.

Outra vantagem é que elas melhoram a digestibilidade dos animais fazendo com que eles consigam absorver todos os nutrientes disponíveis no alimento de forma adequada.

Não há risco de contaminação

Como já foi dito, alguns alimentos são tóxicos para cães. Entretanto, mesmo que a dieta esteja dentro do que lhes é permitido, é preciso ter o mesmo cuidado que você tem com os seus próprios alimentos.

Existe risco de contaminação na alimentação natural para cães, como proliferação de fungos, insetos e outros patógenos. Por isso, ela nunca deve ficar disponível no pote do seu companheiro.

Há comodidade com segurança

Dar ração para o seu peludo é uma maneira fácil e descomplicada de oferecer a ele todos os nutrientes que ele necessita quando e onde você quiser, de maneira segura. Isso significa que, ao escolher uma ração de qualidade, você pode ficar tranquilo em relação a todos esses pontos que levantamos nos tópicos anteriores.

É sempre bom lembrar que a consulta ao veterinário é extremamente importante. Procure estar bem informado antes de dar qualquer alimento para o seu cão. O profissional poderá lhe ajudar e dar informações preciosas sobre o que os cães podem ou não comer e, também, sobre as rações mais indicadas para o seu amigo peludo.

Gostou do nosso artigo? Agora que você está por dentro da alimentação natural para cães, curta a nossa página no Facebook e continue se informando e se atualizando sobre o mundo pet!