Entenda como viajar com seu animal de estimação

Se você pretende viajar com a família, inclusive com o seu pet, a dica é ir com calma. Afinal, alguns detalhes devem ser bem avaliados antes de sair por esse mundão com o seu bichinho. Saúde, estresse, distância, alimentação, necessidades fisiológicas — são muitos detalhes. Será que você e ele estão preparados? Será que você sabe mesmo como viajar com animal de estimação?

Da alimentação aos brinquedos a serem levados, tudo deve ser bem organizado, bem como cumprir com as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) no que diz respeito a viagens de carro com animais de estimação.

Para que a viagem com o pet transcorra na maior paz, nada como seguir algumas dicas bem pertinentes. Continue a leitura e saiba como seguir adiante com os seus planos. Acompanhe!

Conheça as exigências ao viajar com seu pet de carro

Para começar, você deve saber como transportar seu pet, visto que transporte irregular pode causar multa e até apreensão do carro — além dos pontos na carteira.

Variados equipamentos para transporte de animais podem ser encontrados no mercado. Eles vão garantir a segurança e o conforto do bichinho. A orientação é que para gatos e cães de pequeno porte sejam utilizadas as caixas próprias para transporte ou kennel (como também são chamadas).

Para animais de médio porte, o correto é utilizar a coleira que se acopla ao cinto de segurança. Você deve ter em mente que o cinto de segurança para o animal que viaja no banco de trás é muito importante — pois em uma colisão o pet será projetado para a frente, podendo causar sérios danos.

Avalie a personalidade de seu animal de estimação

Seu pet costuma viajar e sair de casa? Se a sua resposta foi positiva, excelente visto que fica bem mais fácil levá-lo em viagens. No caso da resposta ser negativa, antes de começar a levá-lo, saia com ele, acostume-o a lugares diferentes, principalmente se for um gato ou um cão antissocial.

No geral, cães têm mais facilidade de sair de casa e são mais sociáveis que gatos. Gatos são animais caseiros, principalmente, quando eles não têm acesso à rua. Nesses casos, a maioria se estressa muito ao sair de casa. Existem exceções, mas no geral é assim.

No entanto, o ideal é avaliar a personalidade do pet, seja gato, seja cachorro. Afinal, a viagem, por mais curta que seja, vai demandar alguns cuidados e precauções para que nada saia do controle e a experiência seja positiva.

Saiba quais são os cuidados básicos com seu pet antes da viagem

Após decidir viajar com o animal de estimação, a primeira medida a ser tomada é levá-lo a um veterinário de confiança para uma avaliação de suas condições de saúde. Em seguida, terá que saber o que deverá ser utilizado e como proceder em caso de enjoos e outros problemas que o bichinho possa ter durante a viagem.

Confira algumas dicas de como viajar com animal de estimação

  1. Não alimente o cão nas quatro horas que antecedem a viagem. Em relação à água, ofereça até uma hora antes. No caso de ser um gato, o jejum é de até 2 horas antes do trajeto.
  2. Pare o carro a cada hora para que o seu animal de estimação beba água e, se for o caso, faça as necessidades fisiológicas.
  3. Mantenha a mesma alimentação de seu pet.
  4. Leve na bolsa a carteira de vacinação e um atestado de trânsito emitido por um médico veterinário particular (Guia de Trânsito).
  5. Não dê comida ao bichinho durante o trajeto. Isso causa enjoo ao pet e pode mexer com o sistema digestivo.
  6. Informe-se com o veterinário sobre o uso de calmantes naturais durante a viagem.
  7. Leve objetos do animal de estimação, como caminha, cobertor e os brinquedos. Isso fará com que ele se sinta em casa.

Então, agora que já sabe como viajar com animal de estimação, encorajou-se? Trata-se de uma experiência a mais com o seu pet, e se tudo correr bem, certamente, você se animará a levá-lo mais vezes. 

Gostou deste artigo? Que tal continuar com a visita em nosso blog e ler também o post “Conheça os 5 brinquedos mais seguros para seu cão”. Estamos sempre produzindo conteúdos interessantes!