Quando procurar um dermatologista para o seu cachorro?

O problema de pele em cães é um dos motivos que mais levam os tutores a buscarem uma clínica veterinária. Ele pode estar associado a vários fatores e muitas vezes o seu diagnóstico pode levar um certo tempo para ser descoberto. Sendo assim, a melhor medida é buscar um dermatologista para cachorro, que é o especialista que pode trazer soluções com maior rapidez e eficácia.

Neste artigo, vamos destacar como é o trabalho do especialista em dermatologia veterinária e quando devemos nos preocupar e recorrer a esse profissional. Vamos destacar os problemas mais comuns e elencar alguns sinais e sintomas que nos alertam para o problema. Continue a leitura e confira!

O que abrange a dermatologia veterinária?

A dermatologia é uma área da medicina veterinária que estuda, diagnostica e trata as doenças da pele, das unhas e do pelo de cães e gatos. Os sintomas relacionados ao problema são muitos e causam sofrimento aos animais, afetando, assim, a qualidade de vida dos pets.

Por isso, é muito importante, para diminuir logo o desconforto, observar o seu bicho de estimação. Se notar lambidas frequentes, coceiras intensas, secreções, dores de ouvido, queda de pelos etc. não hesite em buscar logo a orientação de um dermatologista para obter um diagnóstico mais rápido e preciso.

O profissional solicitará alguns exames necessários para um diagnóstico mais específico e, consequentemente, o seu pet terá um tratamento mais eficaz.

Como identificar algumas doenças de pele no cão?

Alguns sinais podem indicar a presença de doença de pele no cão. Ficar atento a eles é essencial para que você busque o especialista correto. Sendo assim, confira algumas doenças e os seus principais sinais!

Sarna

Existem dois tipos de sarna, a demodécica e a sarcóptica. Ambas inflamam muito a pele do cão. Com o avanço da doença, o animal começa a perder pelos e se coçar intensamente.

Parasitas e pragas

Pulgas e carrapatos são os maiores motivos de problemas de pele em pets. Eles provocam coceira intensa e vermelhidão na pele do animal. O tratamento deve ser rápido, visto que esses parasitas podem também causar doenças mais graves, como erlichiose e anemia.

Micose

Trata-se de uma doença contagiosa, que acomete também o ser humano. Caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas na pele e queda de pelo. Exige um tratamento rápido para que não se propague para outros animais e pessoas. Por isso, logo que notar esses sinais em seu pet, leve-o a um dermatologista para cachorro.

Alergias

A alergia em cão pode se manifestar por diversos motivos, que vão desde a alergia alimentar até aquela desencadeada por determinados produtos de limpeza e perfumes. Os seus sinais mais comuns são, vermelhidão, coceira intensa ou inflamações.

Quando procurar um dermatologista para cachorro?

O principal indício de que o seu cachorro tem problema de pele é a coceira intensa e ela está relacionada a praticamente todas as dermatites. Por isso, quando o seu cão apresenta esse sinal, já é uma situação suficiente para que você busque um veterinário especializado em dermatologia.

Quando perceber esse sintoma, outros sinais já surgem rapidamente, como vermelhidão, feridas, perda de pelo — muitas vezes em decorrência da própria coceira intensa.

Como é o tratamento?

Alguns medicamentos podem ser receitados pelo veterinário, como antibióticos, anti-histamínicos, antifúngicos e, em alguns casos, até ansiolíticos. Na maioria das situações, a terapêutica requer complementos, como shampoos e pomadas que ajudam a tratar coceiras e feridas. Tudo será examinado pelo especialista que determinará o tratamento adequado.

Ao primeiro sinal, busque logo a ajuda de um dermatologista para cachorro  principalmente, porque, além dessas enfermidades que citamos, existem outras que tornam o diagnóstico mais difícil e demorado. Quanto mais rápido tratar o seu cão, menos ele sofrerá com os sinais e sintomas do problema de pele.

Agora, você já sabe quando buscar um dermatologista para cachorro, não é mesmo? O que acha, então, de entrar em contato com a Bicho de Estimação e conhecer o nosso trabalho? Temos atendimento em dermatologia veterinária e várias outras especialidades. Para isso, basta acessar a nossa página “Quem Somos”. Teremos o maior prazer em atendê-lo!